terça-feira, 16 de março de 2010

MISCIGENAÇÃO


Este retrato é uma obra de Artista Silvana Borges - OSASCO-SP
Miscigenação das raças - Retrato do Brasil - Técnica Mista -40 x 50cm


Estrangeiros aumentam taxa de natalidade

Texto: PAIS&Filhos

11 Agosto 2009

O número de nascimentos em Portugal tem vindo a decrescer nos últimos anos mas, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2008 a tendência foi invertida graças aos bebés nascidos de pais imigrantes.

No ano passado, dos 13.808 bebés que nasceram, 13,2% foram bebés em que pelo menos um dos pais era estrangeiro. Esta inversão do envelhecimento da população, segundo dados do INE, deve-se ao número de partos dos estrangeiros a residir em Portugal que aumentaram as estatísticas dos nascimentos. Na sua maioria mulheres estrangeiras, pois são mais os homens portugueses a escolherem mães estrangeiras do que as mulheres portuguesas a escolherem um parceiro estrangeiro.

Só nos anos que se seguem se poderá confirmar se esta tendência se manterá, no entanto os dados referentes ao aumento gradual de filhos entre os estrangeiros estabilizaram, não só porque há comunidades que tendem a ter mais crianças, como as africanas, como tem aumentado o número de imigrantes, com uma média etária em pleno período fértil. Este é um dos aspectos positivos que as comunidades radicadas no país gostam de sublinhar, pelo facto de estarem a contribuir para a estabilização da população europeia, sobretudo a portuguesa.

Já em 2003, um estudo publicado pelo Observatório da Imigração, "Contributos dos Imigrantes na Demografia Portuguesa", dava conta do efeito migratório para retardar o envelhecimento da população portuguesa. Os autores apresentaram vários cenários da evolução demográfica no País, concluindo que se houvesse um fluxo migratório de 20 mil pessoas por ano (entre 2001 e 2021) a componente migratória poderia “contribuir para atenuar os sintomas do processo de envelhecimento demográfico em curso”.

Segundo estatísticas do INE são cada vez mais as crianças com pais mistos, o que é demonstrativo da integração dos cidadãos estrangeiros em Portugal. A miscigenação da população portuguesa com a comunidade imigrante está em crescimento notando-se uma maior incidência de mistura luso-brasileira, até pela forte presença desta comunidade em Portugal.

Curiosidade. A miscigenação consiste na mistura de raças, de povos de diferentes etnias, ou seja, relações inter-raciais. Foi em 4 de Abril de 1755 que, D. José, rei de Portugal, assina decreto que autoriza a miscigenação de portugueses com índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário